As nossas novidades

Destino: Cogumelos Selvagens – parte I – As Púcaras de Odemira – horadabuxa

Destino: Cogumelos Selvagens – parte I – As Púcaras de Odemira – horadabuxa


Hoje falo de uma variedade de cogumelos selvagens muito conhecida e utilizada em termos gastronómicos em Portugal: as Púcaras. Na região de Odemira, é um cogumelo muito apreciado e conhecido e que faz parte do acervo e tradição gastronómico da região.

Odemira é uma vila portuguesa pertencente à região do Alentejo e sub-região do Alentejo Litoral. É o maior município português em extensão territorial e um dos que maior diversidade de fauna e flora tem.



DESTINO: COGUMELOS SELVAGENS – PARTE I – AS PÚCARAS DE ODEMIRA - HORADABUXA


Na natureza existem uma grande variedade de fungos que produzem cogumelos, sendo que, muitos deles são comestíveis. Alguns, muito apreciados para uso culinário. Outros, tóxicos e até mortais. Portanto todo o cuidado, atenção e conhecimento, é pouco!

Destino: Cogumelos Selvagens – parte I – As Púcaras de Odemira – horadabuxa      Destino: Cogumelos Selvagens – parte I – As Púcaras de Odemira – horadabuxa

Pelo facto de não possuírem clorofila como as plantas, os fungos necessitam de matéria orgânica para se desenvolverem. Assim, onde houver um substrato constituído por matéria orgânica, podem, desenvolver-se fungos.
O modo como os fungos obtêm os seus nutrientesconfere-lhes grande importância na renovação dos ecossistemas. Utilizam a matéria orgânica morta, sendo, os principais responsáveis pela “limpeza” dos ecossistemas.

Destino: Cogumelos Selvagens – parte I – As Púcaras de Odemira – horadabuxa     Destino: Cogumelos Selvagens – parte I – As Púcaras de Odemira – horadabuxa



BREVE DESCRIÇÃO – AS PÚCARAS DE ODEMIRA - HORADABUXA


Nomes vulgares: Púcaras; Frade; Gasalho; Santieiro; Tortulho; Marifusa; Capoa ou guarda-chuvas (desconheço a existência de mais nomes mas estou crente que muitos mais haverá, dependendo da região do País).

Habitat: surgem nos lugares mais diversos, quer no meio da vinha e soutos, quer no meio de giestas e tojo, desde o Alentejo a Trás-os-Montes.

Destino: Cogumelos Selvagens – parte I – As Púcaras de Odemira – horadabuxa      Destino: Cogumelos Selvagens – parte I – As Púcaras de Odemira – horadabuxa


Época: geralmente surgem no Outono e Inverno, no entanto, dependendo das condições atmosféricas do ano, também poderão surgir no início de Junho.

Fisionomia: É o maior dos cogumelos comestíveis em Portugal. O seu pé, pode atingir por vezes 40 ou mais centímetros de altura, bem como, o seu diâmetro, meio metro.


VALOR GASTRONÓMICO DAS PÚCARAS


Comestível, excetuando o duro e fibroso pé; odor e sabor agradável.

Destino: Cogumelos Selvagens – parte I – As Púcaras de Odemira – horadabuxa



ALGUMAS RECEITAS E FORMAS DE COZINHAR PÚCARAS - HORADABUXA


A forma mais simples de as cozinhar é, depois de lavadas em água corrente, raspadas com a ponta de uma faca, temperá-las com umas pedrinhas de sal e, assá-las nas brasas. No entanto, muitas receitas de púcaras existem. Deixo aqui algumas delas, no entanto, volto a salientar: Muitas mais há! Se tiver conhecimento de mais formas de cozinhar esta iguaria, não deixe de partilhar connosco.


INFORMAÇÃO IMPORTANTE NA RECOLHA E COLHEITA DE COGUMELOS SELVAGENS - HORADABUXA


- Colher apenas as espécies que se conhecem bem;
- Retirar o cogumelo do solo cuidadosamente, utilizando apenas utensílios ou ferramentas que não removam o solo;
- Sempre que possível não retirar o cogumelo completo do solo, antes cortá-lo pelo pé;
- Evitar colher exemplares imaturos (que ainda não libertaram os esporos) e não colher todos os exemplares da mesma espécie, no mesmo local;
- Deverá utilizar-se um cesto de vime para transportar os cogumelos, de modo a permitir o arejamento (o cesto além de permitir o arejamento, também permite que os esporos se vão libertando para o solo, à medida que caminhamos);
- Não colher cogumelos em zonas contaminadas, áreas industriais e bordas de estradas (os cogumelos nestas zonas podem conter resíduos tóxicos e ou metais pesados, dado que os fungos têm essa capacidade de remover esses elementos, que são perigosos para a saúde humana):
- Em caso de dúvida na identificação dos cogumelos não colher.


Receitas de Púcaras


Sem comentários