Como fazer Torresmos do Rissol e Banha de Porco no meu Alentejo
Como fazer Torresmos do Rissol e Banha de Porco no meu Alentejo
Os torresmos eram tradicionalmente feitos no dia da matança do porco, num tacho, em lume de chão. Eram o resultado do “fazer a banha” que era a gordura por eleição, utilizada no Alentejo. Hoje são servidos como entradas e petiscos em muitos restaurantes alentejanos e um pouco por todo o país. Não há taberna alentejana que não os tenha.
Falar de gastronomia alentejana é falar de identidade, de um modo de vida ligado à terra e ao respeito pela natureza. Os torresmos, preparados de forma artesanal, são muito mais do que uma iguaria: representam um património gastronómico português, uma herança que continua a ser valorizada tanto nas cozinhas tradicionais como nas mesas mais modernas, fazendo parte da culinária típica alentejana.
-pub-
Este é um daqueles sabores que evocam memórias afetivas, que nos transportam para os dias frios de inverno junto ao lume, para as tabernas típicas onde o convívio se prolonga e para os almoços de domingo em família. O aroma intenso, o crocante inconfundível e a textura única fazem dos torresmos do Alentejo uma verdadeira tentação para qualquer apreciador de pratos regionais portugueses e de comida caseira portuguesa.
Torresmos do Rissol do Porco e Banha de Porco no Alentejo: Tradição e Sabores Autênticos de Portugal
Ao mesmo tempo, a banha de porco tradicional continua a ser uma das bases mais importantes da cozinha alentejana, utilizada desde sempre como um tesouro culinário que enriquece os pratos mais emblemáticos da região. É um exemplo claro de como as receitas antigas portuguesas se mantêm vivas, resistindo à modernidade e afirmando-se como parte essencial da nossa cultura gastronómica alentejana.
-pub-
Explorar estas tradições é mergulhar no melhor que o Alentejo autêntico tem para oferecer: sabores de Portugal, saberes antigos e uma ligação profunda ao território. É essa essência que torna cada prato uma experiência única, capaz de conquistar não só o paladar, mas também o coração de quem valoriza as tradições gastronómicas do Alentejo e o encanto das receitas do Alentejo que fazem parte do nosso património cultural.
RECEITA DE TORRESMOS E BANHA DE PORCO
INGREDIENTES
- Rissol de porco (Redenho, a gordura pegada aos intestinos do porco);
- Borrifos de água;
- Sal.
PREPARAÇÃO
Para os Torresmos:
Passo 1
Lave muito bem o rissol e corte em pequenos pedaços;
Passo 2
Num tacho largo, em lume brando, coloque os pedaços de rissol cortados e borrife com um pouco de água (somente para não pegar ao fundo do tacho antes de começarem a largar banha);
-pub-
Passo 3
Em lume brando, vá mexendo sempre para não pegarem ao fundo e queimar a banha. Deixe dourar e tostar bem. Retire e deixe escorrer de gordura.
Tempere com sal a gosto.
Para a Banha de porco:
Com a gordura libertada, passe-a por um passador (para filtrar impurezas) e guarde-a num recipiente bem fechado e num local fresco (pode e deve guardar no frigorifico). Quando a gordura arrefecer, fica uma banha clarinha, que pode ser utilizada em diversos pratos culinários.
Simples, rápido e muito saboroso. São dois produtos que se encontram à venda nos supermercados, mas sem qualquer tipo de qualidade. Faça-os você mesmo e irá notar bem a diferença.
Receitas Relacionadas
Nota Final: A tradição do Alentejo é feita de sabores que nos aquecem a alma e nos ligam às nossas raízes. Se ficou com vontade de descobrir mais tesouros da gastronomia portuguesa, não deixe de explorar outras receitas do nosso blog. Vai encontrar pratos cheios de autenticidade, histórias para contar e inspirações deliciosas para levar para a sua mesa.
(1) Publicação atualizada no dia 04.10.2025 às 12:09




É assim que faço, mas nunca consigo que fiquem crocantes....
ResponderEliminarJAS já falamos por facebook. Depois diga se resultou
EliminarSabe como podem ficar bem crocantes?
EliminarNão há grande segredo, é somente ir deixando fritando na banha que criam e ir mexendo lentamente
EliminarTem que deixar fritar em lume brando até ele estarem duros, sente quando está a mecher a dureza dos torresmos, enquanto eles não rebentarem todas as bolhas que fazem estão moles!
EliminarE onde se compra o rissol? Nunca vi à venda, nem em talhos, nem em supermercados
ResponderEliminarSe pedir e encomendar num talho de certeza que irá conseguir
Eliminar