As nossas novidades

Receita de Queijadas de Évora – horadabuxa

 
Receita de Queijadas de Évora – horadabuxa
Receita de Queijadas de Évora – horadabuxa

Não há consenso sobre a origem das queijadas de Évora. Acredita-se que tenham sido criadas por freiras de um dos vários conventos da cidade de Évora, século XVI, que produziam uma grande variedade de doces conventuais.

Algumas fontes apontam o Convento da Esperança como o lugar onde as queijadas de Évora foram criadas, enquanto outras sugerem o Convento dos Remédios ou o Convento de Santa Clara.


RECEITA DE QUEIJADAS DE ÉVORA


O mais provável é que as queijadas tenham sido criação de vários conventos em simultâneo, e que, cada convento, tenha criado a sua variação da receita.

A receita inicial das queijadas de Évora consistia numa massa de queijo fresco, açúcar, ovos e canela, que era cozida no forno. A partir daí, a receita foi sendo alterada e adaptada a diferentes paladares e técnicas de produção, mas a base da receita sempre foi a mesma.

Queijadas de Évora, um doce que carrega a história e tradição do Alentejo


No início do séc. XIX com a decadência dos conventos, a receita passa para o conhecimento popular, o que, faz com que as queijadas de Évora se tornem um doce tradicional da cidade de Évora e região envolvente e, mesmo, de toda a região Alentejo de norte a sul. 

Apesar de ser um doce vendido em grandes quantidades, as queijadas de Évora continuam a ser produzidas de forma artesanal, seguindo receitas transmitidas de geração em geração, transportando e carregando consigo, a história e tradição da região de Évora.


RECEITA DE QUEIJADAS DE ÉVORA


TEMPO DIFICULDADE DOSES CUSTO
01:00 Baixa 15 Médio

INGREDIENTES


PREPARAÇÃO
  1. Comece por preparar a massa utilizando um recipiente grande, ponha 250 gr da farinha, o sal e a banha e amassa-se rapidamente com a água morna necessária para se poder estender a massa muito delgada e com a qual se forram forminhas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha;
  2. Passa-se o requeijão ou os queijos frescos pelo passe-vite e misturam-se primeiro com o açúcar, as gemas, a clara e a manteiga derretida e depois com a restante farinha, incorporando todos os elementos por igual;
  3. Com esse creme, enchem-se as forminhas, que vão a cozer em forno moderado.  


Sem comentários