Sopa de Peixe à Moda de Sines: Um Tesouro da Gastronomia Alentejana
Sopa de Peixe à Moda de Sines: Um Tesouro da Gastronomia Alentejana
Há sabores que contam histórias e há pratos que nos prendem pela alma antes mesmo de chegarem à mesa. A Sopa de Peixe à moda de Sines, verdadeira estrela da gastronomia alentejana, é um desses tesouros que atravessam gerações, guardando em cada colher o sabor autêntico do litoral. Mais do que uma refeição, é um ritual de comida caseira portuguesa, daqueles que nos fazem fechar os olhos e viajar no tempo.
Quem conhece Sines sabe que o mar não é apenas cenário — é protagonista. Da força das ondas às mãos sábias dos pescadores, nasce uma herança que define a culinária costeira e engrandece a cozinha tradicional portuguesa.
-pub-
A Sopa de Peixe tradicional desta região é símbolo de humildade e grandeza ao mesmo tempo: simples na aparência, mas rica em carácter, identidade e profundidade de sabor, tal como os melhores pratos regionais de Portugal.
Sines: Onde o Mar Dá Sabor à Tradição
Num mundo cada vez mais apressado, reencontrar estes pratos de raiz é um ato de resistência. É escolher autenticidade em vez de comida industrial, é valorizar os sabores do mar e apoiar a tradição gastronómica que se mantém viva nas vilas e portos do nosso litoral.
-pub-
Esta especialidade típica alentejana conquista quem a prova pela primeira vez e fidelizando quem nela encontra lembranças de infância. Este prato tem o poder de unir famílias à mesa e criar conversa tal como acontece com os verdadeiros pratos de antigamente.
RECEITA DE SOPA DE PEIXE À MODA DE SINES
INGREDIENTES
(para 6 pessoas)
- 1 Cabeça de Corvina;
- 6 Postas de Corvina;
- 100 gr de Toucinho;
- 3 Cebolas médias;
- 4 Dentes de Alho;
- 2 Pimentos verdes;
- ½ Molho de hortelã da ribeira ou 1 boneca de hortelã da ribeira seca;
- ½ Molho de poejos verdes ou 1 boneca de poejos secos;
- 1,5 kg de Tomate;
- 1,5 lt de Água morna;
- 1 kg de Batatas;
- Azeite e Sal;
- Pão de trigo alentejano do dia anterior.
PREPARAÇÃO
Passo 1
Comece por cortar o toucinho às tiras e frite-as em azeite;
Passo 2
No pingo da fritura do toucinho, refogue as cebolas cortadas às rodelas, os dentes de alho cortados em lâminas, os pimentos verdes cortados às tiras, meio molho de hortelã da ribeira e meio molho de poejos. Tempere de sal a gosto (com as ervas aromáticas não é necessário muito sal);
Passo 3
Deixe alourar e deite depois o tomate cortado aos bocados e limpo de pele e de pevides. Regue com água suficiente para depois ensopar as sopas (1,5 litros no mínimo). Adicione as batatas cortadas às rodelas e a cabeça da corvina ligeiramente ripada de sal;
-pub-
Passo 4
Quando as batatas estiverem perto do fim da cozedura introduza as postas de corvina já temperadas de sal e deixe cozinhar e apurar um pouco.
Sirva em terrina sobre o pão migado (fatiado finamente) no fundo e com as batatas e as postas de peixe por cima ou servidas separadamente.
Receitas Relacionadas
Nota Final: Se esta receita lhe despertou o apetite por sabores autênticos, então não fique por aqui. No blog encontrará muitas mais iguarias portuguesas – desde pratos tradicionais de tacho a petiscos perfeitos para partilhar. Explore, experimente e deixe-se inspirar. O próximo prato favorito da tua cozinha pode estar a um clique de distância!
(1) Publicação atualizada no dia 16.10.2025 às 15:40




Receita muito boas. Obrigada ❤️
ResponderEliminarObrigado
Eliminar