Receita de Empadas de Galinha de Arraiolos – horadabuxa
Empadas de Galinha de Arraiolos: Talvez as Melhores Empadas Alentejanas
Se falarmos de empadas de galinha, de imediato, transportamo-nos para Arraiolos. E de facto as empadas de galinha de Arraiolos são sem dúvida das melhores empadas de galinha que se conhecem.
A tradição das empadas de galinha em Arraiolos surge no final do séc. XIX início do séc. XX supostamente pelas mãos de uma senhora com a alcunha de “D. Maria Joana do Café".
-pub-
Na década de 1930 existia mesmo uma grande rivalidade com quem fazia as melhores empadas. A disputa principal era com os cafés existentes na Praça do Município, o Café Visitação que dizia que fazia as “verdadeiras empadas de Arraiolos”. E o Café Ideal que reclamava como suas as saborosíssimas empadas de galinha.
De Todas as Empadas, quem Sabe se as de Arraiolos não serão as Melhores
Seja como for as empadas de galinha de Arraiolos são simplesmente das melhores empadas de galinha que existem. Mas vamos ao que interessa: A Receita de Empadas de Galinha de Arraiolos.
RECEITA DE EMPADAS DE GALINHA DE ARRAIOLOS
INGREDIENTES
Para o recheio:
- 1 Galinha;
- 2 Colheres de sopa de banha de porco – a receita;
- 250 gr de toucinho entremeado;
- 1 Linguiça;
- 2 Cebolas médias;
- 2 Colheres de chá de vinagre de vinho;
- 1/2 Colher de chá de pimenta;
- 1 Ramo de salsa fresca;
- 1 Molho de manjerona;
- 1 ou 2 Cravinhos da India;
- Sal a gosto e q.b.
Para a massa:
- 100 gr de manteiga de vaca ou 50 gr de banha de porco – a receita;
- 0,5 kg de farinha de trigo;
- 2 Gemas de ovos;
- Caldo da cozedura e sal.
PREPARAÇÃO
Para o recheio:
Passo 1
Prepare uma galinha nova e corte em quatro partes, que se fritam num tacho, com duas colheres de banha de porco;
Passo 2
Quando estiver alourada junte o sal, a pimenta, o toucinho, a linguiça, a cebola picada e a salsa picada. Cubra de água e perfume com vinagre;
-pub-
Passo 3
Depois de tudo bem cozido retire do lume e deixe ficar no caldo até ao dia seguinte;
Passo 4
No dia seguinte, desosse a galinha e corte em pedaços de um centímetro, assim como o toucinho e a linguiça. Reserve o Caldo.
Para a massa:
Com a farinha, a manteiga, os ovos e uma pitada de sal, junte água da cozedura e amasse de forma a que fique com consistência para se estender com o rolo e não colar às mãos. Deixe repousar uma hora.
Para a montagem:
Passo 1
Forre as formas com a massa e recheie-as com o preparado da galinha e um pouco de caldo;
-pub-
Passo 2
Com mais massa, tape-as e fure a tampa com um palito a fim de sair algum vapor de água que se produza com a cozedura. Leve ao forno não muito quente para cozer.
NOTAS: No furo que fez para a empada respirar, antes de servir regue com umas gotas de água da cozedura coada. Se comer a empada fria aqueça a água para regar a empada.
Receitas Relacionadas
Nota Final: Se gostou desta viagem até à Vila Alentejana de Arraiolos para conhecer a receita de empadas de Arraiolos não fique por aqui. No nosso blog encontra mais de 500 receitas que com toda a certeza serão do seu agrado. Explore e transforme a sua cozinha com receitas tradicionais da gastronomia portuguesa.
(1) Publicação atualizada no dia 16.10.2025 às 14:45




Sem comentários