Receita de Açorda d`Alho Alentejana – Horadabuxa
Receita de Açorda d`Alho Alentejana – Horadabuxa
A açorda d`alho alentejana existe desde os tempos pré-romanos. Ao longo das épocas foi sendo adaptada, principalmente pelos romanos e mais tarde pelos muçulmanos. É portanto uma receita com muitos milénios de existência.
No Alentejo, hoje, a Açorda d`Alho faz-se com coentros ou poejos e, em algumas regiões, com pimentos verdes ou vermelhos, pisados com a erva aromática utilizada.
Quanto ao acompanhamento, muita há para dizer, entre sardinhas assadas e fritas, bacalhau, ovos cozidos ou escalfados, toucinho frito, azeitonas, figos, uvas, pescada cozida ou grelhada … enfim, de entre os registos que o horadabuxa tem, existem mais de 50 acompanhamento em toda a região alentejana.
-pub-
Também na sua confeção, a Açorda d`Alho tem três grandes grupos e forma de confecionar, dependendo das regiões: Açorda d`alho pisada, Açorda d`alho escaldada e Açorda d`alho pateada – Pode consultar aqui as diferenças e receitas.
RECEITA DE AÇORDA D`ALHO ALENTEJANA PISADA
Num almofariz pise três dentes de alho, sal q.b. e um bom molho de coentros ou poejos picados, ou ainda uma mistura dos dois. Coloque o piso numa terrina e adicione 4 colheres de sopa de bom azeite. Mexa e envolva para abrir o piso.
Ferva uma quantidade de água suficiente para o caldo e quando estiver a ferver, deite-a na terrina. Mexa com uma colher para envolver e misturar os ingredientes do piso.
-pub-
Migue sopas de pão de trigo alentejano caseiro e do dia anterior, cortando uma fatia maior para com ela fazer a sopa mestra ou sopa azeiteira. Coloque essa sopa mestra ou azeiteira no caldo e se a mesma ficar ao centro, significa que a açorda d`alho estará bem temperada de sal. Caso seja necessário, retifique de sal.
Coloque as sopas migadas no caldo, mexa suavemente para molhar as sopas e sirva em pratos fundos. Esta receita serve quatro pessoas. Quanto ao acompanhamento, foi como já referi, existem mais de 50! Fica ao seu critério.
CURIOSIDADE SOBRE O NOME DE AÇORDA CEGA
Existe quem chame a Açorda d`Alho Cega quando é servida sem acompanhamento ou conduto, somente com as sopas de pão. Mas na realidade, a Açorda d`Alho cega era a açorda d`alho em que em tempos de elevada pobreza, eram confecionada com banha de porco, ou mesmo sem qualquer gordura, porque, não havia azeite devido ao seu elevado valor.
-pub-
Ora se confecionada com banha de porco ou sem gordura não apresentava os “olhos” de azeite à tona do caldo. Por esse motivo era chamada Açorda d`Alho Cega. E não pela farta de acompanhamento ou conduto.
Receitas Relacionadas
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!
Sem comentários