As nossas novidades

Receita de Cabidela de Frango, Galinha ou Galo – Horadabuxa

 

Receita de Cabidela de Frango, Galinha ou Galo – Horadabuxa


Receita de Cabidela de Frango, Galinha ou Galo – Horadabuxa


Cabidela é uma receita comum a todo o território nacional, quer seja de galo, galinha ou frango, com arroz ou com batata, no entanto, de região para região, tem as suas particularidades e variações. Este é uma das muitas receitas utilizadas no Alentejo.

 
Uma receita que ao longo dos séculos, era utilizada tanto pelas famílias com mais posses ou com menos recursos. Uma receita utilizada essencialmente nos dias de festa, principalmente para os mais pobres que assim sacrificavam uma galinha da sua pequena criação.

-pub-

Desconhece-se a sua origem mas tudo leva a crer que terá sido em tempos pré-romanos, atingindo o auge na sua utilização na baixa idade média, e que chegou até aos nossos dias. De salientar que no Alentejo, em especial na região de Mourão, esta receita não é confecionada com sangue.


RECEITA DE CABIDELA DE FRANGO, GALINHA OU GALO


TEMPO DIFICULDADE DOSES CUSTO
01:00 Baixa 4 Baixo


INGREDIENTES
  • 1 Galinha ou frango ou galo, do campo e com os miúdos;
  • 1 Generoso fio de azeite;
  • 1 Colher de sopa de banha de porco - a receita;
  • 1 Cebola;
  • 3 Dentes de Alho;
  • Salsa;
  • 6 Grãos de pimenta preta;
  • 3 Cravinhos da Índia;
  • 1 Folha de louro
  • Sal; 
  • 1 Copo de vinho branco (ou ½ de vinho tinto);
  • 4 Batatas médias;
  • Sangue da galinha;
  • Vinagre de vinho;
  • 2 Ovos (facultativo).
-pub-

PREPARAÇÃO

Passo 1
Comece por partir a galinha, o frango ou o galo (que convém ser do campo) aos bocados e lave-os bem. Os miúdos (órgãos) pique-os finamente;

Passo 2
Numa panela de fundo grosso, com azeite e a banha de porco – a receita - refogue o alho laminado, a cebola picada, a salsa cortada grosseiramente e o louro. Envolva e acrescente a pimenta e os cravinhos. Tempere de sal e regue com o vinho;

Passo 3
Adicione a galinha e os miúdos, mexa e deixe refogar a carne mexendo sempre até evaporar o álcool do vinho. Acrescente a água morna suficiente para que não falte caldo e deixe cozinhar bem a carne;

Passo 4
Entretanto, prepare as batatas e corte-as aos cubos ou em rodela não muito finas e, antes de a carne estar no ponto, adicione-as ao preparado. Envolva e deixe cozer (a ideia é que a cozedura das batatas termine ao mesmo tempo do que a cozedura da carne, para que as batatas não se desfaçam); 

Passo 5
Depois de estar cozido, retifique de tempero se necessário, e antes de desligar o lume, deite o sangue que previamente deverá ser misturado com um golpe de vinagre de vinho e bem mexido, para não coagular. Envolva e deixe ferver por 1 ou 2 minutos.

-pub-

Se a sua opção for utilizar ovos, bata-os e depois do sangue ferver por 1 ou 2 minutos, adicione-os, mexendo sempre para que fiquem em fios.

Sirva sobre fatias de pão de trigo alentejano migado (fatiado) e salada de alface. E claro, azeitonas e um bom vinho maduro, não deverão faltar. 


NOTAS: Poderá fazer esta receita com arroz no lugar de batatas, neste caso, não utilize ovos. Se a galinha ou o frango for de produção sua, deverá aparar o sangue e nessa altura, utilizar o vinagre para que não coalhe.


Receitas Relacionadas

Moleja no Baixo Alentejo, Rechina ou Cachola no Alto. Eis a receita – horadabuxa
Receita de SARAPATEL e um pouco da sua história – horadabuxa
Receita de Arroz de Cabidela – horadabuxa
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!

Sem comentários