Bolo-rei Escangalhado: Um Bolo de Natal que cada vez mais Conquista os Portugueses
Bolo-rei Escangalhado: Um Bolo de Natal que cada vez mais Conquista os Portugueses
O Bolo-rei Escangalhado tornou-se, nos últimos anos, uma verdadeira estrela das mesas portuguesas e um dos doces de Natal tradicionais mais procurados. A sua aparência rústica, o sabor inconfundível e a ligação às tradições de Natal em Portugal fazem desta versão descontraída do clássico um símbolo de partilha, convívio e memórias que atravessam gerações.
Num tempo em que valorizamos experiências culinárias autênticas, o Bolo-rei Escangalhado destaca-se no universo da gastronomia portuguesa, conquistando cada vez mais fãs. A sua popularidade e interesse por esta sobremesa portuguesa que combinam simplicidade, tradição e aquele toque de conforto que todos procuramos à mesa, especialmente durante as festividades, não param de crescer.
-pub-
Além de ser uma verdadeira delícia, este bolo desperta curiosidade e interação — perfeito para quem gosta de criar momentos especiais. Num mundo onde o conteúdo gastronómico domina, partilhar esta iguaria é quase garantia de comentários e partilhas, tornando-o ideal para artigos sobre receitas de Natal fáceis, doces típicos portugueses e iguarias natalícias que dão vida à mesa festiva.
Versatilidade Que Encanta em Qualquer Mesa Festiva
A magia do Bolo-rei Escangalhado reside também na sua versatilidade. Agrada a todos, surpreende quem o prova pela primeira vez e adapta-se a inúmeras ocasiões, desde o pequeno-almoço festivo até ao lanche de inverno. É uma das especialidades de Natal que se destacam pela originalidade e pela forte ligação emocional, perfeita para enriquecer qualquer mesa de Natal portuguesa ou até para complementar sugestões para a consoada.
-pub-
Hoje partilhamos consigo este clássico reinventado, perfeito para quem aprecia tradição com um toque moderno e irresistível. Descubra porque é que o Bolo-rei Escangalhado continua a ser um dos temas mais pesquisados quando se fala em bolo-rei caseiro, receitas festivas ou pastelaria artesanal, e porque merece, sem dúvida, um lugar especial nos teus momentos de celebração.
RECEITA DE BOLO-REI ESCANGALHADO
INGREDIENTES
- 500 gr de farinha de trigo sem fermento;
- 30 gr de fermento seco de padeiro;
- 100 gr de açúcar;
- 100 gr de manteiga amolecida;
- 1 Pitada de sal;
- 125 ml de leite morno;
- 1 Cálice de vinho do Porto;
- 1 Dedal de aguardente;
- 2 Ovos inteiros;
- Raspa de meio limão;
- Doce de Gila ou Chila a gosto – a receita;
- Canela em pó a gosto;
- Frutos secos a gosto (amêndoa, noz, pinhão, avelã, sultanas);
- 1 Ovo batido para pincelar;
- Calda de Açúcar q.b.;
- Açúcar em pó q.b.
PREPARAÇÃO
Passo 1
Num recipiente de vidro ou barro coloque cerca de 100 gr da farinha, o fermento seco de padeiro e um pouco do leite morno. Amasse e deixe levedar, tapada e protegida de correntes de ar e em lugar relativamente quente (o forno do fogão, desligado, é um bom local) durante aproximadamente 1 hora;
Passo 2
Passado esse tempo de levedura, coloque num alguidar a restante farinha, o açúcar, a manteiga amolecida, o restante leite, os ovos inteiros, a raspa de limão, a aguardente e o vinho do Porto e tempere com uma pitada de sal. Envolva e misture bem os ingredientes;
Passo 3
Depois de bem envolvidos os ingredientes do passo anterior, adicione então a massa mãe que tinha a fermentar. Amasse e bate bem até obter uma massa elástica e que se despegue das mãos;
Passo 4
Tape com o pano que utilizou para a massa mão e deixe repousar por 30 minutos, também protegida de correntes de ar e em lugar temperado;
-pub-
Passo 5
Passado esse tempo, na bancada da cozinha tenda a massa com a ajuda de um rolo da massa. Por cima, espalhe uma camada não muito grossa de doce de gila, polvilhe com canela em pó a gosto e coloque os frutos secos do seu gosto. Enrole em forma de caracol e corte fatias na medida pretendida. Se utilizar em forma de bola ou de bolo-rei tradicional, faça uns golpes com uma faca molhada em água. Deixe descansar por 10 a 15 minutos.
Passo 6
De seguida pincele com ovo batido, decore com mais frutos secos e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. durante 45 a 50 minutos dependendo do seu forno. Retire, deixe arrefecer e pincel com calda de açúcar, terminando polvilhando com açúcar em pó a gosto.
NOTAS: Poderá dar largas à sua imaginação, dando-lhe a forma que mais gostar, como por exemplo em formato redondo tal e qual como o bolo-rei ou em forma de tiras ou mesmo em forma de bola ou pequenos pastéis. Sendo que o nosso conselho e sugestão seja para fazer em forma redonda semelhante ao tradicional bolo-rei. Pode também se for do seu gosto, substituir o doce de gila por doce de ovos-moles – veja aqui a receita.
Receitas Relacionadas
Nota Final: Se gostou desta sugestão e procura mais inspiração para adoçar a sua mesa, não deixe de explorar as outras receitas do blog. Há sempre novas ideias, sabores tradicionais e surpresas deliciosas à sua espera. Continue a descobrir, experimentar e partilhar — a sua próxima receita favorita pode estar mesmo a um clique de distância!




Sem comentários