As nossas novidades

Receita de Carne de porco à Alentejana - horadabuxa

 

Receita de Carne de porco à Alentejana - horadabuxa


Receita de Carne de porco à Alentejana - horadabuxa

Diz a lenda que a carne de porco à alentejana teve origem no Algarve. Bem, avaliando o prato e os seus ingredientes é bem possível. No entanto não se deverá ignorar um facto – quando a poluição não existia e se comiam as amêijoas que em abundância existiam nos rios e ribeiros alentejanos. No entanto, diz a lenda:

“Antigamente na região do sul de Portugal, existia o aproveitamento das espinhas dos peixes na confeção de farinhas, que eram usadas depois na alimentação dos suínos. Este tipo de alimentação dava um sabor estranho à carne - diziam as pessoas que a carne sabia a peixe. 

Carne de porco à Alentejana


Diz a lenda, que um certo dia, uma cozinheira, teve a ideia de experimentar juntar amêijoas, na confeção da carne para que o sabor das mesmas escondesse o sabor a peixe. E assim nasceu a carne de porco à alentejana”

Lendas à parte, uma coisa é certa, por este Alentejo sempre existiu fartura para a alimentação do porco … portanto, considero que a possibilidade da introdução das amêijoas tenha mais a ver com a sua existência nos nossos rios e ribeiros … 

Sim, porque nós alentejanos, sempre soubemos aproveitar o que da natureza nos dá. Que me desculpem os algarvios. Receita de carne de porco à alentejana, horadabuxa.


RECEITA DE CARNE DE PORCO À ALENTEJANA


TEMPO DIFICULDADE DOSES CUSTO
01:00 Baixa 4 Baixo

INGREDIENTES
-pub-
 

PREPARAÇÃO
  1. Comece por mergulhar as amêijoas em água e sal para soltarem alguma areia que possam ter (caso sejam frescas);
  2. Corta-se a carne aos cubos (com cerca de 3 cm), tempera-se com massa de pimentão , alho esmagado, folhas de louro (partidas ao meio), sal, pimenta e o vinho branco. Envolve-se tudo muito bem e deixa-se marinar cerca de 1 hora;
  3. Numa frigideira de fundo grosso, deite a banha de porco e quando estiver quente, deite a carne bem escorrida e deixe fritar - mexendo de vez em quando, até ficar frita e loura;
  4. Junte o líquido da marinada e deixe ferver cerca de 2 minutos. Introduza depois as amêijoas escorridas;
  5. Vá mexendo e logo que as amêijoas estejam abertas, junte os coentros e os pickles picados. Misture bem e sirva de imediato.
Pode servir com cubos ou rodelas de limão para refrescar. Acompanhe com batatas fritas aos cubos e uma boa salada.


Mais receitas da:



Sem comentários