As nossas novidades

Receita de Febras com Massa de Pimentão – Horadabuxa


Receita de Febras com Massa de Pimentão – Horadabuxa


Receita de Febras com Massa de Pimentão – Horadabuxa


Esta receita de febras com massa de pimentão é uma receita um pouco semelhante à tradicional receita de carne do alguidar que no Alentejo se faz por altura da matança do porco e dos enchidos, mas ligeiramente diferente.


Uma receita fácil de fazer que pode ser aproveitada como uma entrada, um petisco ou uma refeição. É também a receita aproveitada atualmente pela maioria dos restaurantes na confeção da carne para acompanhar as tradicionais migas, sendo que as migas alentejanas eram tradicionalmente feitas com a carne do alguidar - a receita - e, faz toda a diferença.

-pub-

No inverno, é sempre um bom petisco para se beber um copo de vinho à lareira, acompanhado de rábano, azeitonas e pimento verde. Mas vamos ao que interessa que é a receita.


RECEITA DE FEBRAS COM MASSA DE PIMENTÃO


INGREDIENTES
  • Carne de porco;
  • Massa de pimentão - a receita;
  • Folhas de louro;
  • Dentes de alho;
  • Algumas gotas de sumo de laranja;
  • 1 Golpe de vinho branco de boa qualidade;
  • Sal e pimenta;
  • Coentros frescos;
  • Banha de porco - a receita.
-pub-

PREPARAÇÃO

Passo 1
Comece por cortar a carne de porco em pedaços não muito grandes e tempere-os com todos os ingredientes, exceto a banha de porco e os coentros. Envolva bem, tape e leve ao frio por algumas horas, sendo o ideal por 24 horas;

Passo 2
Numa frigideira de fundo grosso, em lume baixo (importante) coloque a banha de porco - a receita, e ainda antes de a banha aquecer coloque a carne. Assim que começar a fritar, regue com a marinada do tempero da carne e envolva. Deixe cozinhar em lume fraco para confinar lentamente;

Passo 3
Quando a carne começar a ficar cozida e confinada, suba a intensidade do fogão para o máximo e deixe fritar a carne, mexendo ocasionalmente para não pegar ao fundo;


No final refresque com coentros picados e sirva com acompanhado a gosto, sendo que a nossa sugestão vai para batatas-fritas e salada. Claro, sem faltar um bom vinho tinto alentejano.

-pub-

NOTAS: Pode servir como petisco ou entrada ou como refeição principal. Poderá também guardar e manter na banha e comer fria mais tarde, a banha de porco irá ajudar na conservação. 


Receitas Relacionadas

Receita de Migas Alentejanas com Carne de Porco – horadabuxa
Bife de Vitela em Vinagre Balsâmico - horadabuxa
Receita de Bochechas de Porco Preto Assadas no Forno – horadabuxa
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!


Sem comentários