Toucinho do Céu - 6 Receitas Conventuais de Conventos no Alentejo - Horadabuxa
Toucinho do Céu - 6 Receitas Conventuais de Conventos no Alentejo - Horadabuxa
Toucinho do Céu é uma sobremesa com origem na região do atual Magreb e que ao que tudo indica, embora sem certezas, tem o seu inicio na península ibérica, no séc. VIII, com a chegada dos Muçulmanos.
Mais tarde, e em especial em Portugal, é desenvolvida, alterada e recriada no séc. XV e XVI nos conventos portugueses e, “exportada” para a atual Espanha, onde também, o Toucinho do Céu é um doce típico.
Em Portugal, o Toucinho do Céu faz parte do receituário doceiro praticamente em todo o país, com bastantes variações. Existem inúmeros registos escritos de norte a sul, no entanto, a sua maior riqueza em termos de variações, é encontrada no Alentejo.
-pub-
Não é fácil enumerar uma receita, tal é a sua riqueza e diversidade em todo o país. Resolvemos por isso publicar um conjunto de 6 receitas desta maravilhosa sobremesa (mas há mais), tendo por base o trabalho de investigação de Alfredo Saramago e publicadas no seu livro: “Doçaria Conventual do Alentejo”, Colores Editora, e deixar ao leitor a possibilidade de escolha da receita que mais gostar e achar por bem.
Receita de Toucinho do Céu do Convento de Santa-Mónica, ou do Menino Jesus - Évora
Bata 24 gemas de ovos, e passe-as por um passador, para que fiquem limpas de qualquer porção de clara ou de película. Leve 500 gr. de açúcar a ponto de espadana, e quando atingir este ponto, deite 250 gr. de amêndoas raladas, depois de as ter torrado. Deixe levantar fervura, retire e deixe que arrefeça um pouco. Junte as gemas e leve de novo ao lume bem forte, e quando a massa começar a despegar da colher de pau, a consistência está no ponto. Unte formas com manteiga, deite a massa, e leve ao forno, para secar e dourar.
Receita de Toucinho do Céu do Convento de Santa Clara - Évora
Leve 500 gr. de açúcar ao ponto de espadana e quando deixar arrefecer, depois de atingir o ponto, deite 500 gr. de amêndoas raladas. Leve ao lume, deixe ferver um instante e volte a deixar arrefecer. Deite 50 gr. de manteiga, e 18 gemas de ovos, e volte a por no lume para os ovos cozerem.
-pub-
Retire e verta para um prato, ou forma de ir ao forno, para aí secar durante 10 minutos. Deixe arrefecer antes de servir e cortar aos bocados, com uma faca mergulhada previamente em água.
Receita de Toucinho do Céu do Convento de S. Bernardo - Portalegre
Leve um quilo de açúcar ao ponto de espadana e deite 600 gr. de amêndoas torradas e raladas. Retire do lume e junte 16 gemas de ovos, sendo dois com claras. Adicione 100 gr. de farinha de trigo e mexa muito bem, até fazer ponto de estrada, no fundo do tacho. Forre uma forma com papel pardo e deite a mistura dos ingredientes por cima, levando ao forno até corar.
Receita de Toucinho do Céu do Convento das Chagas – Vila Viçosa
Leve 500 gr. de açúcar a ponto de cabelo e deite depois de esfriar 125 gr. de amêndoas raladas. Deite 18 gemas de ovo e uma clara, e leve ao lume até cozer. Ao tirar do lume e com a mistura quase fria, deite três colheres de farinha de trigo. Mexa bem. Unte uma forma comprida e muito estreita, e deite a massa dentro, leve ao forno e deixe que crie uma crosta dourada. Na receita original, a massa deitava-se em caixas de madeira, estreitas e compridas, mandadas fazer expressamente para esta receita.
Receita de Toucinho do Céu do Convento de Santa Clara - Elvas
Ponha 500 gr. de açúcar em ponto de espadana e deite 500 gr. de nozes raladas com pele. Retire do lume e deite, depois de arrefecer, 16 gemas de ovos e uma clara. Volte a por no lume e deixe que os ovos cozam. Polvilhe com uma grande camada de farinha uma forma redonda e deite o creme dentro. Leve ao forno para alourar e criar uma crosta.
Receita de Toucinho do Céu do Convento de Nossa Senhora da Assunção - Moura
Ponha 500 gr. de açúcar em ponto de pasta e deite 250 gr. de amêndoa ralada, depois de torrada, 125 gr. de pinhões torrados e 125 gr. de avelãs torradas. Faça uma massa até que o fundo do tacho apareça e retire do lume. Junte 12 gemas de ovos e uma clara. Volte a levar ao lume e deixe ferver. Retire do lume, deite uma camada de toucinho do céu numa forma comprida e funda.
-pub-
Depois espalhe uma camada de pinhões e amêndoas pisadas. Volte a por outra camada de toucinho do céu e espalhe outra camada de avelãs, cortadas finas, e termine com uma camada de toucinho do céu. Leve ao forno a dourar.
Fonte: Alfredo Saramago, “Doçaria Conventual do Alentejo”, Colores Editora.
Receitas Relacionadas
Horadabuxa é site de divulgação de receitas culinárias da gastronomia alentejana e gastronomia Mediterrânica em geral. Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A preservação da verdadeira gastronomia Mediterrânica e a divulgação do nosso Alentejo é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão!
Sem comentários