Xarém ou Xerém Algarvio: O Tesouro Gastronómico do Sul de Portugal
Xarém ou Xerém Algarvio: O Tesouro Gastronómico do Sul de Portugal
O Xarém ou Xerém é uma das iguarias portuguesas mais autênticas, símbolo da gastronomia tradicional portuguesa. Uma experiência única que eleva a comida típica a outro nível. Sabores intensos, herança cultural e tradição culinária do Algarve num só prato. A receita tradicional de Xarém ou Xerém que tradicionalmente se fazia até sensivelmente há década de 1960 tinha por base somente milho, toucinho, chouriço, coentros, água e sal.
-pub-
O milho era muito bem moído e numa vasilha de barro colocava-se a água, sal e o milho que se levava a cozer. Á parte, numa frigideira fritava-se o toucinho. O chouriço, mistura-se no final da fritura. Misturavam-se as papas de milho com o resultado da fritura e eram adicionados coentros picados. Era um prato do povo que se confecionava essencialmente no Inverno e, desde o Barrocal Algarvio até ao Litoral.
Xarém e Papas de Milho, uma Iguaria Algarvia
Havia e continua a existir felizmente uma variante ainda mais pobre - Papas de Milho do Algarve – que somente levava farinha de milho, água, sal e banha de porco - a receita.
Colocava-se numa panela de barro a água, a banha de porco, o sal e introduzia-se a farinha aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau para não formar grânulos. De seguida, levava-se ao lume, continuando sempre a mexer, deixando-se ferver para engrossar e cozer. Depois de cozido e para ficar um caldo mais espesso, deixava-se ferver por 10 minutos sem mexer, até formar uma película por cima meio enrugada, ao qual, lhe davam o nome de “de barriga de velha”.
-pub-
Depois da década de 1960, com a melhoria das condições de vida e felizmente com o acesso que se começou a ter a outros ingredientes, até então quase proibidos para as classes mais desfavorecidas, começa a incorporar algum marisco e molúsculos, que o vai enriquecer.
RECEITA DE XARÉM OU XERÉM (com Conquilhas ou Amêijoas)
INGREDIENTES
(para 4 pessoas)
- 1,5 kg de conquilhas ou 1 kg de amêijoas;
- 2,5 L de água;
- 100 gr de toucinho;
- 100 gr de chouriço;
- 100 gr de presunto;
- 500 gr de farinha de milho;
- 1 dl de vinho branco;
- 1 Raminho de coentros frescos;
- Sal e Pimenta a gosto.
PREPARAÇÃO
Passo 1
Lave as conquilhas, de preferência grandes, em água fria corrente, a fim de limpar impurezas e areias que possam conter. Coloque-as num alguidar cobertas com água do mar e deixe repousar por 4 a 5 horas - No caso de não ter acesso a água do mar, utilize água doce temperada com bastante sal;
Passo 2
Corte o toucinho e o presunto em tiras pequenas e o chouriço em rodelas finas. Mergulhe-as em água fria para dessalgar durante 3 a 4 horas. Frite numa frigideira em lume brando, sem gordura pois o toucinho irá libertar a suficiente. Reserve;
Passo 3
Escorra as conquilhas e, num tacho, cobertas de água, coza-as por aproximadamente 6 a 7 minutos. Retire-as e com a ajuda de um passador fino, passe a água da cozedura. Reserve;
Passo 4
Retire o miolo das conquilhas, coloque num tacho, junte o caldo da cozedura, adicione o vinho e leve ao lume, deixando ferver um pouco. Tempere de pimenta;
-pub-
Passo 5
Com o tacho fora do lume, adicione a farinha peneirada para não encaroçar. Leve novamente ao lume e deixe cozinhar, mexa de vez em quando mas sempre com colher de pau para não oxidar a farinha de milho;
Adicione as carnes, envolva e retifique de sal e pimenta se necessário. Polvilhe com coentros picados e sirva bem quente acabado de fazer.
NOTAS: A receita de Xarém com amêijoas é igual, somente terá que reduzir a quantidade de milho, que para essa receita, deverá utilizar entre 300 a 350 gramas.
Receitas Relacionadas
Nota Final: Se gostou de descobrir os segredos do Xarém algarvio, não pare por aqui! Explore outras receitas tradicionais no nosso blog e deixe-se levar pelos sabores autênticos de Portugal.
Sem comentários